sábado, 8 de agosto de 2009

eu acho uma merda

É uma merda, estimular os professores com dinheiro para que eles não faltem e executem seu trabalho com dignidade. São umas merdas, os salários dos professores, em geral. É uma merda, alguém se formar tendo em vista ser um biólogo e não arranjar emprego depois. É uma merda, essa pessoa se tornar um dos tantos professores frustrados do Brasil. É uma merda, quando os alunos não reconhecem no professor um saber que, de certa forma, pode engrandecê-los. É uma merda, ouvir de uma criança de escola particular a seguinte frase: “eu pago o seu salário”. É uma merda, quando os pais são mesquinhos e passam isso aos filhos. É uma merda, quando os filhos aprendem de forma primorosa e aplicam tudo isso em forma de agressão, aos colegas e ao professor. É uma merda, o tal sistema capitalista que força todo mundo a se matar pelo dinheiro do fim do mês, que, por sua vez, também é uma merda. É uma merda, gente morrer de tanto trabalhar. É uma merda perversa, essa ordem que estabelece que uns sejam extremamente abastados, enquanto outros padecem na mais deprimente miséria. É uma merda, toda essa obesidade, enquanto gente morre de fome a toda hora. É uma merda, o olhar de desprezo que Fátima Bernardes dirige a um “delinquente” noticiado no jornal mais famoso do Brasil. É uma merda, esse circo do senado, que se apresenta todas as noites nesse mesmo jornal, que, pasmem, é uma merda. É uma merda, gente que joga lixo no chão. É uma merda, gente que desperdiça água e comida. É uma merda, toda essa violência mútua. É uma merda, a novela das oito mostrar alguém apanhando e todo mundo achar o máximo. É uma merda, saber que, apesar dos pesares, até os moradores de rua assistem a novela das oito, e gostam. São umas merdas, quase todas as propagandas televisivas. É uma merda, quando alguém passa numa faculdade pública e não tem nenhum compromisso para com aqueles que financiam seus estudos, a gente simples que paga impostos. É uma merda, quem só pensa no próprio umbigo e tropeça nos outros. É uma merda, a ganância que tornou os homens todos solitários. É uma merda, apresentar esse mundo nojento às crianças.

Só não é uma merda a minha esperança e a luta de quem acredita na justiça.

Vírgulas amigas: talvez estejam em abundância, talvez faltem. É estilístico! Ah! Pedantismo também é uma merda.

4 comentários:

Gabri disse...

nuss...tava realmente inconformada quando escreveu isso :P

"Not everyone can carry the weight of the world..."

Laa Malecka disse...

a esperança de todos, eu diria.. hehe

a raquel podia ler seu blog.. manda o link pra ela..

Werner disse...

Ana, cada vez mais me convenço que suas habilidades como escritora podem fazer a diferença. Continue assim.

Elaine disse...

Também acho uma grande merda, Ana! Concordo contigo. E também tenho esperança - puxa vida! - que bom. Não me sinto mais tão sozinha nessa.