terça-feira, 14 de abril de 2009

alguém disse e alguém escreveu

Eu ganhei uma Bíblia no dia do meu aniversário. E junto com ela algumas palavras de apoio: "você está triste porque precisa de uma religião". Aí eu sempre leio um pedacinho antes de dormir, costume mesmo, gosto de ler à noite. Vou escrever aqui algumas passagens que eu gostei ou que chamaram mais minha atenção. Na Bíblia tem muitas palavras que consolam, porque sempre há a promessa de alívio, fim do sofrimento, recompensa aos que choram... É um pouco egoísta, isto faz com que as pessoas façam o bem apenas tendo em vista o paraíso futuro, nunca aquela máxima confucionista do bem apenas pelo bem. Enfim, o camarada que estava um pouco cansado da vida disse assim:

"As lágrimas são o meu pão, noite e dia
e todo dia me perguntam:
'Onde está o seu Deus?'
[...]
De dia Deus manda o seu amor
e durante a noite
eu vou cantar uma prece
ao Deus da minha vida.
Vou dizer a Deus: 'Meu rochedo,
por que te esqueces de mim?
Por que devo andar pesaroso
sob a opressão do inimigo?'"

Essa parte eu li nos Salmos. Está bem claro que esse alguém está tristonho e sente-se oprimido, mas ele continua fiel, porque Deus é um rochedo e não vai deixá-lo sozinho.

Ah! Parece que alguém na Bíblia curtia uma filosofia, vejam só: "como vocês estão vendo, o homem é justificado pelas obras, e não somente pela fé". Sabe A Poética? Aristóteles dizia que os homens possuem tal ou qual característica mediante seu caráter, mas são bem ou mal aventurados de acordo com as ações que praticam. Não dá pra fazer uma analogia? Tô viajando demais?

Eu gosto bastante do Sermão da montanha, tem grandes lições. Algo como "não se vinguem de quem fez o mal a vocês e amem seus inimigos". Grandes homens levaram a sério esse ensinamento: Gandhi, Mandela, Chico Mendes!
Aí um pouco mais a frente, antes daquela passagem bonita, muito bonita, sobre não ficar se preocupando com o que comer ou vestir, "olhai os lírios do campo...", um pouco antes está uma frase pequenininha, simples, sem palavras difíceis. E de tudo que eu li até agora, foi o que mais me tocou:
"De fato, onde está o seu tesouro, aí estará também o seu coração."

Alguém mais bem informado poderia me explicar por que a Bíblia foi toda escrita por homens, sendo que está escrito "homem e mulher são iguais"? Essa é uma das grandes dúvidas para mim.

Bom, agora chega. Chegamos à conclusão de que o justo será recompensado, o injusto que não se arrepende vai sofrer, o rico não tem grandes chances de ir para o céu e devemos nos amar como Jesus nos amou. Se faz sentido ou não, se você acredita ou não, enfim. Onde está o seu tesouro? O que te faz sofrer de verdade? Tente responder, eu estou tentando!

3 comentários:

Gabri disse...

Interessante esse post. Legal de sua parte destacar as partes que acha bonita na Bíblia, pois eu faria justamente o contrário: marcar as absurdas.
Só uma coisa: na Bíblia diz que homem e mulher são iguais?! Porque eu só conheço passagens do tipo "a mulher só existe para servir ao marido" :P

Ana Carolina disse...

Pedro, capítulo 3; acho que escreve assim!

Ana Carolina disse...

de fato, nesse mesmo capítulo tá escrito: "vocês mulheres, submetam-se aos seus maridos"
acabei de ver.. ê contradição!