sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

espírito capitalino

É tão deprimente todo esse altruísmo de fim de ano. Não canso de reclamar sobre isso, vou manifestar minha indignação sempre que puder!
A gente deve se ajudar e viver em harmonia todos os dias, não só no Natal.
Digo isso porque depois das festas de fim de ano tudo é sempre igual: cada um volta a olhar para o próprio umbigo, fulano sente-se extremamente humanitário por ter presenteado uma criança órfã com um brinquedo usado, sicrano por ter doado um quilo de alimento não perecível a uma instituição filantrópica.
Poxa vida, não é errado fazer isso, pelo contrário, é sinal de que as pessoas ainda acreditam nelas mesmas, fazem da felicidade do outro parte da sua própria felicidade.
O que está em jogo aqui é como esse sentimento bonito é convertido num produto de mercado, que tem validade até o fim do ano, sacaram?
Outra coisa que me deixa indignada: analisar artefatos natalinos. Todos relacionados à neve, ao inverno rigoroso; o coitado do Papai Noel de shopping ou supermercado quase morre de calor dentro daquele montão de roupas, com aquela barba pinicando. Por que a gente não aceita de uma vez por todas que o Brasil é um país tropical, que o nosso 25 de dezembro é verão, tem sol, flores e frutas? Por quê??
Quinhentos milhões de pessoas já falaram desse assunto e compartilham da minha opinião, sou redundante, cansativa, e não vou parar de reclamar. E se me perguntarem o que eu acho do Natal, responderei sem hesitar: a data mais bonita do ano, e também a mais triste.

4 comentários:

Anônimo disse...

voce é demais... adorei .. Moro num pais tropical...

Taté disse...

Aninha, minha flor, você sempre consegue expressar exatamente tudo o que eu sinto e penso nos seus posts e conversas. Você é incrível e eu não canso de dizer isso! :D

Gabri disse...

Concordo com tudo o que você disse o início até o final.

Já te disse que você é a pessoa que melhor se expressa com palavras que eu conheço? *-*

Werner disse...

Faço das palavras dos três, as minhas. Ana é demais, devia ser Jornalista.