domingo, 23 de março de 2008

Tibet

Pequim decidiu "esmagar de uma vez por todas" qualquer demonstração contrária ao governo chinês. Centenas de pessoas foram às ruas carregando bandeiras tibetanas e pedindo apoio ao Dalai Lama. Em Londres também houve protestos, 300 pessoas lideradas por um monge budista tibetano exilado.
Outro dia eu liguei a televisão e vi o Dalai Lama dizer que o que acontecia agora no Tibet era um "genocídio cultural". E é mesmo. Como uma cultura tão forte pode ser exterminada dessa forma desumana? Quem essas pessoas pensam que são? Ah, vi isso em um site:

Segundo o governo de Pequim, desde o início dos confrontos na semana passada, 22 pessoas morreram em Lhasa, capital do Tibet. O governo do Dalai Lama, porém, informa que 99 tibetanos foram mortos, 80 em Lhasa e 19 na província de Gansu. Os protestos começaram em Lhasa no décimo aniversário de um levante sufocado contra o governo chinês, tornaram-se violentos quatro dias depois e levaram a mais protestos de tibetanos em três províncias, tornando-se o levante mais difícil de controlar desde 1959.

Às vezes eu me pergunto se Deus vai nos perdoar por tudo que fazemos uns com os outros. Me parece que não é mais questão de opressor e oprimido, é como se todas as pessoas só vissem o próprio lado, não se preocupando se vão esmagar qualquer um que estiver em seu caminho.

A quem interessar, aqui está uma nota do Dalai Lama à imprensa:
http://www.dalailama.org.br/home/

Não sei se a pessoa que chegou até aqui acredita em Buda, Jesus, Marx, não sei. Mas espero que acredite na Solidariedade, que é o caminho mais curto para a libertação da mente, na minha opinião.

Obrigada por tudo e abraço forte, meus amigos.

4 comentários:

Werner disse...

Eu também estou mobilizado com essa situação.

É incrível o que ser humano faz com próximo em busca de poder.

Lastimável e doentio.
Os Chineses estã perdendo a noção do próprio espaço, eles estão começando a "abrir os olhos".

Zilinski M. disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Zilinski M. disse...

*ignorando o trocadalho infeliz acima*

Seus momentos reflexivos são interessantes... e não, não vou dizer nada maldoso, pois estou FE-LIZ =]

Ah, a música no vídeo não é "Lucy in the Sky with Diamonds" não... é a música "Strange New World", cantanda por um músico fictício, Lucy Monostone, na versão live action de MPD Psycho, história de horror e suspense =D
Falei demais ._.

Vinícius disse...

E saber que são seres humanos como nós... (não, não falo só dos tibetanos... falo dos governantes chineses ou de qualquer outro lugar).

Mudando de assunto: gostei do novo título do blog! Combina muito mais! ;)

Muito obrigado pelo carinho e atenção de sempre, Aninha! Cuide-se!